O Idoso e Sua Sexualidade

Podemos observar em linhas gerais que a relação sexual tem sido considerada uma atividade própria, sendo quase um monopólio, das pessoas jovens, das pessoas com boa saúde e fisicamente atraentes. A idéia de que as pessoas de idade avançada também possam manter relações sexuais não é culturalmente muito aceita, preferindo-se ignorar e fazer desaparecer do imaginário coletivo a sexualidade da pessoa idosa. Apesar desses tópicos culturais, a velhice conserva a necessidade psicológica de uma atividade sexual continuada, não havendo pois, idade na qual a atividade sexual, os pensamentos sobre sexo ou o desejo acabem.                                                     Devido ao desconhecimento e à pressão cultural, numerosas pessoas de idade avançada, nas quais ainda é intenso o desejo sexual, experimentam um sentimento de culpa e de vergonha, chegando a crer-se anormais pelo simples ato de se perceberem com vontade do prazer. Os idosos se distanciam e esquecem de seu próprio corpo e, tanto quanto ou mais que na infância, a sociedade impõe que a sexualidade deva ser totalmente ignorada na velhice (Limentani, 1995).
A atividade sexual nos idosos tem sido considerada inapropriada por largos segmentos de nossa sociedade, desde a família até a mídia. Alguns entendem a atividade sexual nos idosos até mesmo como imoral ou bizarra. Nossa cultura aceita mal a existência de sexualidade nos idosos, e quando eles apresentam qualquer manifestação de interesse sexual, são freqüentemente discriminados. De modo geral, não se considera correto falar disso, nem pleitear a existência de problemas relacionados com a sexualidade do idoso, mas aqui estaremos sim discutindo sobre esse assunto de forma aberta, trazendo alguns dados e mostrando que os idosos gostam de sexo SIM e querem ser livres para amar também!
O que você pensa sobre esse assunto? Comente, critique, pergunte, participe!
Pois um dia nós que somos jovens iremos envelhecer e precisamos ter uma mente nova e sem preconceitos e os que já são ou estão envelhecendo, se alegrem e se permitam ter prazer e vitalidade.
About these ads
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

13 respostas para O Idoso e Sua Sexualidade

  1. Raely Domingos disse:

    Então…muito bom tudo que pude entrar em contanto aqui, conhecimentos biológicos acerca do nosso corpo e também das nossas emoções. Lembrei-me de um trecho que li de um livro chamado: Quando Nietzsche chorou; diz assim um dos diálogos de dr. Breuer e Freud: “…libertar aquela consciência oculta, permitir que peça ajuda á luz do dia…” que nós como jovens ao percebemos talvez que: “…admitir ter conduzido toda sua(nossa) vida apenas para descobrir que a recompensa final não era, afinal, de seu(nosso) agrado…” e que os idosos atuais através de informações como estas aqui prestadas possamos: fazer diferente!!! Muito massa!!!

  2. Fábio minero disse:

    Po, meu avô tem 75 anos, arrumou uma namorada de 68 anos,bonitona, $$, toda elegante, o véio ta todo malandrão !
    Eu piro é quando ele conta as aventuras amorosas dele com a “Guigui”;
    Conta que saem juntos pra comer, gostam de ir dançar forró,
    conta que gosta quando ela sai de vestido, pra ele colocar a mão no tornozelo dela e ir parar na coxa, dos encontros calientes na casa dela;
    O velho é foda !
    Claro que idade influencia, o corpo se modifica, mas acredito ir muito de cada pessoa, o espirito jovem da pessoa, de viver intensamente tudo até o fim !
    é isso ai ! Saúde e paz em todas as idades !

  3. BoB disse:

    Que que eu vou dizer?acho que o precnceito é dos jovens mesmo.
    Meu vo tem 76 anos, e tem namorada de 60 e pokos esses dias ele veio todo bobo me dizer que deu duas. Imagina pra ele isso é um acontecimento, mas eu achei mto tri, depende de como esta sua cabeça tbm né, se vc se exercita ou nao eu acho, ele joga bola 2 vezes por semana e todo ano ganha aquele troféu de “destaque vida e saúde”.

  4. disse:

    olha… pra falar a verdade, não é um assunto que já parei pra pensar. Mas, de fato, a maior consideração a ser levada é que independente da idade “se está vivo, e viver é se permitir”. Assim, sexo na terceira idade requer como em qualquer outra: cumplicidade e carinho entre o casal, para que nesse momento da vida possam também sentir todo o prazer que uma relação sexual saudável e segura proporciona, não se deve reprimir os desejos.

  5. Dinho da Bahia disse:

    “Pau subiu, casa caiu”.
    Onde há a libido, há o sexo, independente da idade.
    A questão maior é a perda da libido diretamente proporcional à soma dos anos.

    Quanto a cultura, há varias questões:

    1) velhos fazem sexo, não há vergonha nisso. a vergonha dita no post é das idéias dos jovens, e não dos velhos – geralmente.
    2) não há pra onde correr: um corpo esbelto e rígido é sempre mais tesudo. é cultural sim, mas esses valores são outra questão.

  6. Nana disse:

    Eu acho totalmente injusto alguem vir dizer que ‘TUDO TEM SEU TEMPO” com relaçao a sexo entre idosos, voce novo vc tambem transa, ama, sente prazer.. porque que a pessoa mais velha, mais experiente, com mais sabedoria nao poderia ter o mesmo direito que voce?
    Quando eu ficar velhinha vo querer namorar bastante, sexo nao tem idade.. ou voce esta pronto, ou nao esta, é sua cabeça quem vai te dizer, é seu corpo quem vai se manifestar.

  7. Ligia disse:

    Eu nao concordo com sexo na velhice,eu acho que tudo tem seu tempo.

    • Pois é Ligia, mas se você prestou bem atenção, são crenças como a sua que fazem passar batida a atenção para a sexualidade dos idosos, e, por tanto, o cuidado com a saúde sexual deles. Será que não é chegada à hora de reconhecer o idoso como ativo sexualmente? Afinal, como você mesma pode ver, não existe um tempo para o sexo, nem para a AIDS, né?

  8. Adricélia disse:

    Muito interessante o tema de vcs, porque sempre nos questionamos nos nossos pensamentos: velhos fazem sexo? velhos sentem prazer sexual? entre outros.

  9. Não temos como saber até quando a sexualidade vai esta ativa em um relacionamento, o importante é que seja desenvolvida uma parceria de cumplicidade, de auto-estima para ambos e de amor. A estabilidade emocional, as conquista e o amadurecimento conjugal proporcionam um prolongamento natural da sexualidade, não importando a idade, o carinho é essencial, sabemos que problemas existem na vida de todos, temos apenas que conhecer e aceitar as modificações ocorridas no corpo e aquecer o vínculo, a intimidade e a sensação de afeto.

  10. Realmente, é pra se pensar… será que à medida que os anos passam os seus desejos diminuem? Será que você perde seus interesses vitais: comer, dormir, etc? O mesmo acontecem com os idosos. O interesse e desejos sexuais permancem. Não importam como, um dia saberemos. O importante é se lembrar que os anos passam e você se torna cada dia mais vivo!

    Para contrapor vocês, meninas sugiro dar uma olhadinha no post “Eu, velho?!” http://direitodoidoso.wordpress.com/ , apesar de iniciamente, passar uma idéia contraditória, leva-se a uma reflexão simultânea focada no real interesse de vocês em saber como estamos nos preparando para esta fase tão complexa, a velhice.

  11. ESPAÇO DESENVOLVIMENTO disse:

    Obrigada Maria pela sugestão, estaremos pesquisando sobre esse assunto e em breve postaremos aqui, será realmente um tema muito interessante.

  12. Maria das Candeias disse:

    Excelente o tema abordado nesse blog, muito bom mesmo! Precisamos sim mudar essa ideia de que o sexo é exclusivo do jovens, e entender que os idosos estão ai com todo vigor possivel e muita disposição. Por sinal, acho que seria muito bom se vocês fizessem uma pesquisa em relação a transmissão do HIV na 3º idade, tem dados muito bons a serem observados!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s